SELES NAFES
Policiais e funcionários do Ciosp do Pacoval, na zona leste de Macapá, foram surpreendidos neste domingo (23) ao receber em mãos uma tornozeleira eletrônica. O objeto foi encontrado na rua por um morador que decidiu levar para a delegacia de polícia.
Depois de uma apuração, os policiais descobriram que a tornozeleira foi colocada no detento Alex Júnior de Souza Caldas. Ele estava preso no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) desde 2003 por crimes de roubo.
Ele foi um dos 207 apenados que receberam a licença de fim de ano com uso da tornozeleira. No total, mais de 260 internos irão passar as festas de fim de ano em casa. Pelo menos em tese.
Os aparelhos foram criados para informar em tempo real a localização de um preso por meio de GPS. Quando o lacre é rompido, um sinal de alerta é disparado no sistema. O detento é obrigado a usar o aparelho até na hora de tomar banho.
Alex Caldas, no entanto, cortou a tornozeleira e deixou o dispositivo caído próximo a um posto de gasolina na Rodovia JK, na zona sul de Macapá. Ele já considerado um foragido, e perderá a progressão da pena.
Grupos
Agentes penitenciários informaram ao Portal SelesNafes.Com que a central de monitoramento já comunicou a Vara de Execução Penais de Macapá e o equipamento foi encaminhado para a Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec) onde será periciado. O detento também responderá por dano ao patrimônio público.
Os 260 internos do regime semiaberto contemplados com o benefício da licença de fim de ano começaram a ser soltos em grupos na última sexta-feira (21). Nesta segunda-feira (24), mais 47 presos serão liberados. A licença será de 7 dias.
Os detentos liberados precisam cumprir regras como não frequentar bares, festas ou casas noturnas e nem sair da cidade.