INFORMATIVO
Um dos mais completos centros de diagnóstico por imagem do Amapá, a Med Diagnósticos, foi uma das empresas escolhidas pelo internauta no Troféu Tucujú de Ouro.
A empresa foi fundada em 2014 pelo médico especialista em exames por imagem, Wanderson Alves Mourão, e funciona na Avenida Cora de Carvalho, 1000, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, no Centro de Macapá. Em apenas 4 anos de existência, a empresa rapidamente ampliou os serviços para a medicina-diagnóstica e medicina do trabalho. E não deve parar por aí.
O Portal SelesNafes.Com conversou com o fundador da empresa sobre serviços e sonhos.
De onde nasceu a ideia de criar a Med Diagnósticos?
Na faculdade de medicina eu sempre tive a ideia de empreender na área da saúde, mas não necessariamente nessa área de medicina-diagnóstica. Quando terminei a faculdade eu ia iniciar a residência em urologia. Mas cheguei a fazer um estágio de um mês fora do Brasil em radiologia, e isso mudou tudo. Quando eu voltei tive oportunidade de conhecer Macapá por meio de um amigo, e vi que aqui não havia muitas opções em saúde privada. Então decidi fazer residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, e desenvolvi o projeto de uma clínica.
Também houve uma mudança nos rumos da Med Diagnósticos?
Sim. Expandimos do diagnóstico por imagem para a medicina-diagnóstica tentando sempre buscar um nível maior de qualidade do que normalmente é praticado no Estado.
O que é a medicina-diagnóstica?
A Med Diagnósticos se dedicava apenas ao que fazia parte da minha especialidade, que é o raio-x, mamografia, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, densitometria óssea, só a parte de imagem. Depois fizemos a expansão para outros exames que não são de imagem, como de colposcopia com biopsia de colo uterino, eletroencefalograma com mapeamento cerebral, eletrocardiograma, ecocardiograma e outros. No mês passado, começamos o serviço de endoscopia digestiva e os exames correlatos.
Aqui só não tem internação
Exato, mas sentimos a necessidade de colocar ambulatório para consultas médicas. Idealizamos uma clínica de diagnóstico por imagem e depois começamos a implantar o que o mercado pedia. Por isso que o nosso slogan é “completa para a sua saúde”.
A Med também tem um braço voltado para a medicina do trabalho. Como funciona?
A medicina ocupacional é muito distinta do que os médicos estão acostumados. Tem muita relação com a legislação trabalhista, o que poucos médicos conhecem. Está havendo uma padronização das informações para o governo federal pelo E-social. Como o envio é eletrônico, o governo federal tem mais facilidade de detectar quando uma empresa está em débito com a medicina ocupacional. Como algumas empresas procuravam nossos exames de imagem, vimos a oportunidade de juntar as duas coisas porque essa demanda vai crescer ainda mais por causa do E-social. Concentramos tudo num só lugar para que o trabalhador ganhe tempo encontrando todos os serviços sem perder tempo.
Na Med Diagnóstico vocês também atendem usuários do SUS. Em que serviços?
Na ressonância magnética e na angiotomografia, exame em 3D que avalia os vasos.
Qual a meta para 2019?
Existe uma tendência nacional de acreditação dos serviços de saúde, que é o processo onde uma instituição isenta fiscaliza a estrutura, os serviços ao paciente, se estão dentro de um padrão de qualidade. É uma espécie de certificação. Eles visitam, olham o que deve ser melhorado e depois voltam para ver se você atingiu o que foi recomendado. Aqui no Amapá apenas um hospital possui. Também em 2019 iremos iniciar o serviço de check-up executivo, em março.
Qual o futuro da Med Diagnóstico? Vai se tornar um hospital?
É um passo de cada vez. Da mesma forma que a gente saiu do diagnóstico por imagem e fomos para a medicina diagnóstica temos o sonho de crescer. Vejo o hospital como um sonho, mas não ainda como um projeto concreto. Depende muito da recuperação da economia e da aceitação que vamos ter dos pacientes e dos profissionais de saúde. Por enquanto, o nosso próximo passo é a acreditação do que já temos.
A Med Diagnósticos foi premiada pelo internauta com o Troféu Tucujú de Ouro. A que o senhor atribui esse reconhecimento?
Nunca tivemos um feedback dos nossos pacientes numa escala tão grande. Sempre recebemos elogios individualmente dos pacientes, mas o prêmio foi um feedback bem maior. Foram mais de 30 mil internautas que votaram na gente e isso nos encheu de orgulho, porque é sinal de que estamos fazendo um serviço de qualidade.
Serviço: Med Diagnósticos, Avenida Cora de Carvalho, 1000, Centro
Agendamentos: 3225-3144