RODRIGO INDINHO
Na manhã desta quarta-feira (19), a retirada com guincho por fiscais da prefeitura de Macapá do carro de um vendedor de batata frita, no Centro, acabou em confusão. Um dos fiscais foi agredido pelo ambulante, que foi preso.
O caso aconteceu por volta das 9h, no cruzamento da Rua São José com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd.
Segundo testemunhas, os fiscais teriam acionado o guincho para retirar o carrinho por não haver ninguém no local no momento da inspeção. A área não é autorizada pela prefeitura para a atividade de ambulantes.
Um vídeo foi gravado no momento da da ação. Assista:
“Eles [fiscais] chamaram o guincho e foi na hora que chegou um ambulante que pediu para descer o carro dele. Os fiscais disseram que não desceriam. Ele então subiu no guincho e o fiscal respondeu mal pra ele e foi agredido”, disse uma testemunha que não quis se identificar.
O vendedor foi detido por guardas municipais que acompanhavam a ação e foi conduzido até o Ciosp do Pacoval. Ele iria para audiência de custódia, mas a família conseguiu pagar a fiança no valor de um salário mínimo.
“Um empreendedor que está atrás do seu ganha pão, ainda mais nesse época de Natal, a gente trabalha, mas o movimento é fraco. Queremos fazer uma ceia para nossos filhos, nossa família, e se a gente não vir pra cá não teremos nem o que comer no Natal, só queremos trabalhar”, disse outra ambulante que também não quis se identificar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) informou que houve reunião entre os empreendedores e o Município para comunicar que o grupo não poderia ficar no local, uma vez que estes trabalhadores fazem parte do cadastro do complexo da Beira-Rio.
A Semduh diz também que, mesmo depois da reunião explicando a situação, os ambulantes insistiram em ficar no local.