RODRIGO INDINHO
Com a chegada do tempo chuvoso no Amapá, pedestres e motoristas estão tendo dificuldades. Em Macapá, os semáforos de alguns cruzamentos estão desligados, dificultando o fluxo de trânsito.
No cruzamento da Avenida Pedro Américo com a Rua Acésio Guedes, no Bairro Perpétuo Socorro, na zona leste, pelo menos quatro semáforos estão sem funcionar. Moradora do local há 21 anos, a aposentada Juraci dos Santos, de 61 anos, conta que o problema não é de hoje.
“Isso já se arrasta faz é tempo aqui, se chover já era, para tudo. Não são todos, mas tem motorista que não respeita nem quando funciona o sinal, imagine sem funcionar. Então pedimos que a prefeitura faça o conserto e que os motoristas sejam mais educados”, comentou a aposentada.
Já no cruzamento da Avenida Pedro Lazarino com Rua Leopoldo Machado, no Bairro Beirol, na zona sul, a sinalização também está danificada, ocasionando diversos buzinaços. Mesmo apressado, o motoqueiro Fabriciano Fernandes, de 63 anos, relata que deveria haver uma constante manutenção no trecho que é bastante movimentado.
“Queria dizer que se não dão conta de realizar a manutenção, que entreguem o cargo. Porque todos pagamos impostos para poder pelo menos ter condições de trafegar. A qualquer momento pode ocorrer um acidente aqui porque um quer ter mais prioridade que o outro. Então governantes façam algo porque a chuva está só começando e já estamos cheios de problemas”, disse.
Ao lado da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares (AVT), entre a Avenida Feliciano Coelho e Jovino Dinoá, no Bairro do Trem, na área central, a cena se repete.
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac)
Por telefone, o diretor de Trânsito da CTMac, Antônio Roberto, informou que problemas como esses acontecem em todo o país durante o período de chuvas. Sobre os pontos na capital nos quais os equipamentos apresentaram algum dano, Roberto afirma que caso não volte a chover, até o fim desta quarta-feira (5) todos serão sanados.
Ressaltou ainda que, através do número 98802-1358, a população pode entrar em contato (ligações ou envio de mensagens via WhatsApp) para informar à equipe técnica da CTMac sobre o mau funcionamento dos semáforos instalados na capital.