Por RODRIGO INDINHO
O ex-prefeito do município de Amapá, a 302 quilômetros de Macapá, Leonel Nascimento, de 96 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (25) de hemorragia interna, no Hospital de Emergência (HE), em Macapá. Ele exerceu o mandato de 1964 a 1975 e chegou a relatar em vida que foi “perseguido politicamente” pela ditadura militar.

No começo dos anos 1970. No centro da imagem, a a professora Deusolina Salles Farias, tendo ao lado esquerdo dela o pioneiro Leonel Nascimento Foto: reprodução/acervo família Salles Farias
Natural de Ilhéus- BA, Leonel Nascimento chegou ao então Território do Amapá em 1946, quando veio contribuir com o desenvolvimento local e onde construiu sua família. Além de prefeito, foi professor e trabalhou na construção da BR-15, hoje BR-156. Criou diversas estradas e ramais em diversos municípios e vilarejos. Chegou a receber várias homenagens como reconhecimento de seus trabalhos.
Leonel Nascimento era viúvo. Deixa 8 filhos, netos e bisnetos.

Em 2016, recebendo honraria ao lado do prefeito de Macapá Clécio Luís e do senador Randolfe Rodrigues Foto: Instituto Memorial Amapá
O velório está ocorrendo desde às 11h, na sede do Ypiranda Clube, na Avenida Desidério Antônio Coelho, 271, no Bairro do Trem, na zona sul de Macapá. O sepultamento será no cemitério São José, às 9h de sábado (26).
Foto de capa: reprodução/arquivo familiar