RODRIGO INDINHO
Cinco novos gestores, em seis pastas, foram empossados nesta segunda-feira (7) pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). Os nomes foram mantidos em sigilo até a cerimônia, mas não houve muitas novidades, com exceção de dois casos.
– O tenente-coronel Cláudio Braga Barbosa assumiu o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no lugar do tenente-coronel Huelton Corrêa Medeiros;
– Karla Marcella Fernandes Chesca (foto em destaque) é a nova secretária de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), no lugar da vereadora Maraína Martins.
Os outros nomes já tiveram passagem pelo primeiro escalão no mandato passado.
– O ex-secretário estadual de planejamento, Antônio Pinheiro Teles Júnior, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC), no lugar do engenheiro João Henrique Pimentel. Antes ele dirigiu a Secretaria de Planejamento.
– Rafael Pontes Lima volta à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), no lugar da secretária interina Josiane Ferreira;
– O procurador do Estado, Julhiano Cesar Avelar, agora estará no comando de dois órgãos: Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), no lugar do engenheiro florestal Marcos Tenório (IEF) e de Edilene Ribeiro (Imap).
O governador Waldez Góes ressaltou que a mudança busca manter o compromisso com o plano de governo, especialmente no setor fiscal.
Acúmulo
Sobre o procurador Julhiano Avelar, que passará a acumular o IEF e o IMAP, Waldez disse que a missão dele será avançar com a regularização fundiária.
“Já temos dois encontros marcados com o Banco da Amazônia e o Exército. O Julhiano é procurador de carreira, com a visão de controle e transparência jurídica. Ele tem o compromisso de dar a esses órgãos a credibilidade e fazer fluir os processos de regularização fundiária”, justificou.
Questionado sobre repetir nomes que já tinha passado pela equipe, o governador respondeu que essa é a uma forma de ganhar tempo “porque são quadros já testados. É uma excelente equipe. A gente demora para formar quadros com retidão e capacidade técnica, e temos que zelar por eles”.