Por SELES NAFES
A CPI de Brumadinho aprovou, nesta terça-feira (19), requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede) que convoca diretores da Anglo American e da Zamin Ferrous para prestarem depoimento no Senado. O objetivo é esclarecer a real situação da barragem da Zamin no município de Pedra Branca do Amapari, cidade a 180 km de Macapá.
A barragem, abandonada há cinco anos com o fim das atividades da Zamin, acumula 18 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de minério, um volume bem maior que a barragem da Vale que se rompeu em Minas liberando 12 milhões de metros cúbicos.
“Aqui é o espaço adequado para que os dirigentes das duas empresas mineradoras diretamente envolvidas na construção e manutenção da Barragem Mário Cruz possam esclarecer o que está sendo feito para evitar mais um rompimento de barragem em nosso país”, justificou Randolfe, que é o vice-presidente da CPI.
O vice-presidente da CPI apresentou também requerimento para que a comissão realize inspeções em quatro barragens: Mário Cruz (Pedra Branca do Amapari), Mina Engenho (MG), Barragem Mina Engenho 2 (MG); Barragem Casa da Pedra (MG).