Por DA REDAÇÃO
A reforma dos tradicionais bonecos do bloco de sujos “A Banda” durou cinco meses. Após esse período, tudo está pronto para que Chicona, Iracema, Arizinho, Vanderlei e Arimatéia percorram as ruas de Macapá na terça-feira de Carnaval, dia 5.
Os bonecos foram restaurados por uma equipe composta por quatro instrutores e uma ex-aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Amapá.
“Ano passado idealizamos a coleção e executamos os figurinos, esse ano cada bonequeiro nos entregou o modelo que seu personagem deveria vestir e confeccionamos a vestimenta”, frisou a instrutora do Vestuário, Patrícia Farias.
A equipe que trabalhou na reparação dos personagens é composta pela instrutora da área de Vestuário, Claudina Nobre; Aristeu Cordeiro, instrutor de Mecânica Industrial; e Carlos Henrique Santiago, instrutor do curso de Pintura Decorativa.
“Executamos os figurinos dos bonecos e fizemos consertos na estrutura. A cada ano nos aperfeiçoamos nesse serviço para deixar o carnaval mais bonito. Essa união da cultura e educação é uma parceria que dá certo”, destacou o gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai, Vanderlei Meireles.
A ex-aluna do curso de construtor de edificação do Senai, Gisele Rocha Furtado, de 21 anos, também foi chamada para auxiliar no trabalho de restauração dos bonecos.
“O instrutor Carlos entrou em contato comigo e me indicou para o trabalho, já que me destaquei nas aulas de pintura decorativa. Fui contratada para fazer o retoque facial dos personagens, e apesar de ter sido minha primeira experiência fiquei muito feliz com o resultado”, ressaltou Gisele.