Por RODRIGO INDINHO
O jovem Pyetro Gabriel, de 7 anos, é um verdadeiro exemplo de amor, respeito e solidariedade. Apaixonado por seus cabelos longos, ele decidiu cortar e doar as madeixas para crianças com câncer na tentativa fazê-las voltar a sorrir.
Pequeno no tamanho e grande no coração, o garoto teve essa atitude após assistir um vídeo onde uma criança lutava contra um câncer e estava careca. Segundo sua mãe, Cleanny Cruz, o menino se emocionou e se sensibilizou com a história.
“Ele me olhou com os olhinhos cheios de lágrimas e falou: ‘mãe meus cabelos vão ficar lindos nela’, eu olhei para ele surpresa, achei que ele estava brincando, mas ele passou a semana toda pedindo para cortar os seus cabelos e doar”, conta.
A família tentou localizar a criança da postagem, mas não foi possível. Isso não impediu Pyetro Gabriel de continuar a querer ajudar crianças que lutam contra o câncer. Com um simples gesto, ele é a prova que o mínimo ajuda a construir um mundo melhor.
“Ele deixou crescer inspirado no cantor Wesley Safadão. Não sei quantos centímetros tinha, mas ele nunca cortou, só as pontinhas. Chegaram a oferecer prêmios, como bicicleta, para ele cortar, mas ele sempre foi ciumento com os cabelos. Decidimos apoiá-lo com essa nobre e maravilhosa atitude”, acrescentou a mãe.
Na web, uma campanha foi criada para encontrar outra criança que também estivesse precisando da doação das madeixas. Muitas pessoas estavam interessadas em comprar, o que não era o objetivo da família e muito menos do garoto.
Foi então que a mãe de Pyetro Gabriel conhecendo o trabalho realizado pela ONG Carlos Daniel — que ajuda crianças e adolescentes amapaenses que lutam contra o câncer em hospitais fora do Estado — decidiu entrar em contato com a instituição e fazer a doação.
No último final de semana o voluntário da ONG, Adelmo Pereira, esteve no município de Ferreira Gomes a 137 quilômetros de Macapá, onde o doador mora com a família. O encontro foi emocionante, além do cabelo, o garoto também entregou uma cartinha para ser repassada a quem receber a doação. Veja:
Por telefone, o coordenador da entidade, Agenilson Pereira, pai do pequeno Carlos Daniel — que foi vítima de leucemia —, aprovou a atitude do menino e informou que o cabelo será levado junto com outras doações para o Estado de São Paulo onde serão confeccionadas perucas para as crianças.
Mesmo tímido, Pyetro Gabriel deixou um recado para todos.
“Eu queria que não existisse nenhuma doença no mundo, infelizmente existe. Peço para Deus curar todas essas pessoas e quem puder que possa ajudar. Precisamos fazer mais pelas pessoas”, disse.
Membros da família estão se inspirando no garoto para fazer o mesmo. Ainda de acordo com a mãe, Pyetro Gabriel agora é um menino mais feliz e realizado.