INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
O fisioterapeuta Darlen Cardozo Cavalcante é um dos poucos profissionais do Amapá especializados na quiropraxia. A terapia trata doenças que vão da prisão de ventre à depressão, apenas pelo ajuste das vértebras da coluna.
Criada no fim do século 19, a quiropraxia comprovou que muitos problemas de saúde estão diretamente ligados à desajustes na coluna vertebral.
As vértebras fora do lugar pressionam as terminações nervosas que acabam não irrigando sangue corretamente para alguns órgãos, como o cérebro. Por isso, até a depressão está sendo vencida com a quiropraxia.
“Nós somos um eixo. Quando desajusta de um lado, também desajusta do outro”, define Darlen Cavalcante.
O Portal SelesNafes.Com conversou com o quiropraxista na Clínica Lavoro, empresa especializada em E-Social, segurança no trabalho e saúde ocupacional que funciona na Avenida José Antônio Siqueira, no Bairro Jesus de Nazaré, na região central de Macapá.
O que é a quiropraxia?
É a ciência que estuda e avalia a estrutura da coluna vertebral. Através dela a gente pode identificar uma vértebra que está fora do seu eixo normal. Quando as vértebras ficam assimétricas acabam comprimindo as terminações (nervosas). Por isso é tão comum encontrarmos pessoas com dor no nervo ciático.
Neste caso, as vértebras se deslocam lateralmente atingindo o nervo, e as pessoas não conseguem mais nem andar. Isso gera até problemas cardíacos, no sistema digestório e até infecções que as pessoas tentam tratar sem corrigir a postura. O problema é que o nervo afetado não está nutrindo corretamente aquele órgão.
É verdade que pode causar infecção intestinal?
É verdade. As vezes a infecção não é viral e nem bactericida. É que o nervo afetado não está nutrindo o intestino e ele acaba não funcionando corretamente. As pessoas tomam medicamente por anos, mas não melhoram definitivamente porque não tratam a origem. As vezes quem tem uma hérnia lombar trata apenas a hérnia, sem se preocupar com as vértebras superiores que, na verdade, podem ser a causa dessa hérnia lá embaixo (lombar).
Então é para abandonar a fisioterapia convencional? O pilates, a hidroginástica…?
Não. São métodos muito eficazes, sempre foram. (…) Mas a enervação da coluna é fundamental. (…) A quiropraxia começou a ser divulgada em 1910 com B.J. Palmer, o filho de Daniel Palmer (criador da quiropraxia, em 1890). Daniel Palmer começou a estudar isso quando foi atender o zelador do prédio dele que estava com déficit auditivo. Quando ele ajustou a primeira vértebra cervical do zelador, ele passou a ouvir de novo. Então, Palmer começou a associar que algumas disfunções poderiam estar relacionadas a alguns nervos da coluna.
Como funciona o tratamento?
A gente faz uma avaliação da postura, dinâmica e pelo andar, que diz como está a pisada do paciente. Isso mostra muita coisa. É uma rede interligada. As vezes a pessoa trata só a dor no joelho, no tornozelo, mas a origem está na coluna. A vértebra que está fora do seu eixo não se acusa, ela vai prejudicar outra parte da estrutura. As pessoas tratam a vítima, mas não o assassino. Se a gente neutralizar o assassino, a vítima está salva.
Qual o próximo passo depois de encontrar a causa?
É o ajuste, vamos corrigir.
A acupuntura utiliza agulhas. A fisioterapia convencional usa o choque térmico, a hidroginástica…e a quiropraxia?
As mãos. E também a técnica instrumental com um aparelho chamado “tiq” que ajusta a coluna. Tem também o somato visceral, onde a gente avalia os órgãos manualmente para corrigir as disfunções. As vezes tem uma constipação intestinal causada por um fechamento do esfíncter (estrutura muscular). Até pacientes renais e depressivos alcançam bons resultados com a quiropraxia.
É preciso o encaminhamento de um médico para começar o tratamento?
Não precisa. Existe uma resolução que permite isso o início do tratamento. Se o paciente tiver exames de imagens, é sempre bom apresentar durante a avaliação.
É preciso estudar muito para ser quiropraxista? Existem outros profissionais?
Somos uns 20 profissionais em todo o Estado. Sempre viajamos juntos a congressos e outros eventos. Para se formar, é preciso estudar entre 500 e 1.500 horas. Depois do curso, é preciso continuar estudante constantemente.
Serviço: Clínica Lavoro e os prazos do E-Social
Endereço: Avenida José Antônio Siqueira, 1153, no Bairro Jesus de Nazaré, altos da Clínica Equale
Mais informações: 99061136 / 32251136