Por SELES NAFES
Bombeiro, mecânica, motorista de caminhão, oleira. Algumas das profissões historicamente dominadas pelos homens têm a presença cada vez mais comum das mulheres, e é isso que confirma a exposição “Trabalho de Mulher”, da fotógrafa Luciana Macedo. A mostra foi aberta ao público no fórum da cidade de Santana, município a 17 km de Macapá, nesta segunda-feira (11).
É a 10ª exposição individual Luciana Macedo, que é professora de fotografia do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá.
Trabalho de Mulher foi montada no Fórum de Santana a convite da juíza Michele Farias, titular do Juizado de Violência Doméstica de Santana, que também iniciou hoje a 13ª edição do projeto “Pela Paz em Casa”.
Luciana diz que optou em focar o empoderamento feminino, em vez de mostrar cenas tristes, de mulheres machucadas.
“A intenção é que as mulheres olhem essas fotos e digam para si que também podem, afinal, o lugar da mulher é onde ela quer estar”, justifica.
A exposição reúne 20 fotos tiradas ao longo de dois anos, mas o trabalho ainda não está finalizado.
“Ainda não consegui fotografar mulheres que pilotam aviões de carreira em companhias grandes”, revela.
Todas as personagens clicadas têm histórias interessantes, comenta Luciana, mas um dos achados mais incomuns na busca por mulheres em “profissões masculinas” foi encontrar uma olaria de Santana toda operacionalizada por mulheres.
Ainda não há uma data de encerramento da exposição, que vai percorrer todos os fóruns do Amapá. Por enquanto, as fotos poderão ser visualizadas no horário de expediente do Fórum de Santana, das 7h às 13h.