DA REDAÇÃO
Já desembarcou em Macapá, nesta segunda-feira (29), para reabertura do Consulado Francês na capital, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, e comitiva.
O grupo foi recepcionado pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE) e Lucas Barreto (PTB), o governador Waldez Góes (PDT), o vice-governador, Jaime Nunes (PROS), o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), além de parlamentares.
Durante a agenda da comitiva, as sedes do Município e do Estado foram visitadas.
Retomada
A retomada da agência física do consulado facilita a relação transfronteiriça entre brasileiros e guianenses para turismo, visitas, relações diplomáticas e de trabalho.
As atividades do consulado em Macapá foram oficialmente interrompidas em janeiro do ano passado por questões de gestão interna, e os vistos passaram a ser emitidos pela embaixada em Brasília.
Para o senador Randolfe Rodrigues, a reabertura do consulado, um ano após ter sido fechado, é um marco histórico.
“Temos enormes barreiras a ultrapassar, mas temos o compromisso político do governo francês e da embaixada para avançar no que pode representar a integração do Amapá com a Guiana Francesa. A abertura do consulado hoje é uma vitória histórica dessa relação”, destacou o parlamentar.
Novo cônsul
O novo cônsul honorário será Fabien Roger Gilbert Fournet (foto de capa), cidadão brasileiro, que, conforme Miraillet, “segue os caminhos do pai, pois Felix Fournet foi nosso primeiro cônsul honorário em Macapá, em 1975”.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de reabertura do Consulado Francês acontece na Rua Tiradentes, 93, na região central de Macapá, a partir das 18h30. O evento será restrito a autoridades e imprensa.