Por DA REDAÇÃO
Já está disponível nas plataformas Play Store e Apple Store, que atendem aos sistemas operacionais de celular IOS, para iphones, e Android, para smartphones, o novo jogo que permite aos usuários ajudar no combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.
Denominado “Caça ao Mosquito”, o aplicativo foi criado pelo Prodap, empresa de processamento de dados do governo do Amapá. O jogo consiste em executar tarefas para aumentar a pontuação e se manter no topo do ranking de competidores. Para isso, o jogador deve cumprir as tarefas estabelecidas no app. Como na vida real, o vilão é o mosquito Aedes aegypti.
Essas missões que o usuário deve cumprir vão desde ler informações sobre as doenças a postar denúncias de focos do mosquito Aedes da sua cidade – válido para os 16 municípios do Estado do Amapá. Quanto mais tarefas cumpridas, mais pontos.
Durante o jogo, o usuário tem acesso a informações sobre sintomas, cuidados e localizações das unidades municipais de saúde de todas as cidades amapaenses.
O aplicativo tem recursos de geolocalização. Quando uma tarefa do jogo é a postagem da foto de um foco do Aedes, por exemplo, o endereço de onde a imagem foi feita pode ser referenciado por GPS do Google Maps. Esta informação é guardada pelos gerenciadores do app e é ela que interessa para o verdadeiro objetivo do jogo.
As informações fornecidas pelo app, enquanto os usuários se divertem jogando, geram relatórios, cujos dados são enviados para a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que compila as informações e direciona aos municípios de todo o Estado, para que eles possam nortear as ações contra o Aedes.
Foto: Ascom/GEA