Por OLHO DE BOTO
Na madrugada deste domingo (14), um total de 156 motoristas foram abordados durante uma barreira de fiscalização da “Operação Lei Seca”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) com apoio da Polícia Militar.
A operação começou na noite de sábado (13) e encerrou somente na manhã. As equipes de fiscalização se concentraram na Rodovia JK com a Avenida Equatorial, na zona sul de Macapá.
No total, 22 condutores foram autuados. Entre eles, um motorista de aplicativo que, na hora da abordagem, transportava passageiros. Ele foi submetido ao teste de alcoolemia e o resultado foi positivo. No entanto, não foi confirmado crime de trânsito e ele foi liberado após passar o veículo a outro motorista.
Segundo o capitão Alves Neto, chefe da fiscalização, cinco motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, oito se recusaram a soprar no etilômetro e tiveram que ser conduzidos para a delegacia, pois apresentavam visíveis sinais de embriaguez.
“Os condutores estão voltando das casas de shows, bares e restaurantes da cidade e estão sendo abordados pelos nossos agentes e convidados a se submeter ao teste”, explicou o capitão.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. Pela lei, todos os motoristas notificados têm o direito a ampla defesa. Se houver reincidência dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.