Por RODRIGO INDINHO
Na manhã desta quarta-feira (22), uma enorme blitz se formou no trecho próximo à Ponte Sérgio Arruda, na zona norte de Macapá. Eram os agentes de trânsito da capital do Amapá que estão passando por um curso de vistoria veicular ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As técnicas já estão sendo aplicadas nas ruas.
Segundo o major Marques, coordenador do curso, o objetivo é qualificar ainda mais os agentes da Operação Lei Seca, BPRE, BPTran e Guarda Municipal para que possam fazer abordagens e detectar fraudes que acontecem frequentemente no Estado.
“O foco principal é aumentar a expertise do agente de trânsito para que na fiscalização ele possa de pronto, com subsídios dado pela instrução, poder flagrar e dar resolução para esses crimes praticados. Queremos aumentar o número de pessoas flagradas cometendo fraudes veiculares”, enfatizou o major.
O cabo Fernando, do Bope, é o instrutor do curso. Ele diz que em média de 3 até 5 motocicletas são furtadas/roubadas por dia na capital.
“A prática de adulteração de veículo é muito rentável, inclusive supera o tráfico de drogas. Os criminosos estão cada vez mais espertos, então nossos policiais precisam ser ainda mais gabaritados para identificar se o veículo é original ou adulterado e evitar eventuais crimes”, disse o cabo.
Ainda segundo o instrutor, no ano passado diversos veículos de luxo e um número incalculável de motocicletas foram recuperados no Amapá.
O autônomo Nerinaldo Siqueira, de 37 anos, já teve duas motocicletas roubadas e nunca conseguiu recupera-las. Ele foi parado na blitz e aprovou a ação.
“Acho bom que coíbe a ação de criminosos e ajuda a recuperar motos furtadas ou roubadas e até motiva de alguma forma a se manter regularizado. Vejo também que traz benefício para todo mundo com mais segurança na rua, já que tem muito bandido disfarçado de mototaxista”, opinou.
Ao todo, são 34 agentes em curso. A ideia é que a capacitação que iniciou no dia 7 de maio finde no dia 28 de junho.