Da REDAÇÃO
Nos próximos dois anos, o Estado vai selecionar 50 empresas com potencial exportador para passarem por qualificações que as deixem aptas a operar nos mercados internacionais. O objetivo é incentivar as empresas amapaenses a exportarem seus produtos.
Para isto, o Governo do Amapá iniciou o treinamento da equipe técnica que vai compor o Núcleo Operacional, responsável por implementar o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Estado.
O programa é executado em municípios e regiões do Brasil onde existe adensamento de empresas com potencial exportador. No Amapá, a área escolhida foi a Região Metropolitana de Macapá e Santana, sobretudo em função da Zona Franca Verde (ZFV).
O Peiex apoia as empresas em todas as etapas do projeto, desde a elaboração de um plano de trabalho, capacitações dos empresários, até o plano de exportação que orienta a inserção no mercado internacional.
No Amapá, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), são os órgãos coordenadores do Peiex.
Foto: Ascom/GEA