Por RODRIGO INDINHO
A reinauguração da Escola Municipal Profª. Maria Bernadete Almeida do Nascimento, localizada no bairro Zerão, na zona sul, que seria na manhã desta sexta-feira (10), foi adiada pela prefeitura de Macapá. O motivo foi as fortes chuvas que caíram na capital desde a noite de quinta-feira (9). Foram quase 12 horas seguidas de intenso temporal.
A estrutura já está concluída. Os novos equipamentos estão dentro do prédio e até o palanque havia sido armado para a cerimônia. Mas, segundo a PMM, desobstruir áreas alagadas e fazer reparos na cidade é mais importante neste momento.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que além da solenidade de reinauguração da Escola Maria Bernadete, a blitz educativa dos alunos da Escola Guita (ação do Maio Amarelo), que ocorreria também nesta sexta-feira foi cancelada, devido a demandas urgentes provenientes das fortes chuvas que caíram na cidade.
A prefeitura informou, ainda, que estudará uma nova data para realizar a reinauguração da escola Maria Bernadete que recebe uma grande reforma desde dezembro de 2018.
Nova escola
A instituição de ensino foi construída em 1999. Ao longo dos anos, recebeu apenas pequenos reparos. Em dezembro de 2018, o Município iniciou uma grande reforma no prédio, contemplando banheiros com novas instalações, recuperação do telhado, troca de todo o piso das salas, construção de novas salas, foi refeita toda a parte elétrica, criação do pórtico de entrada e construção do reservatório elevado, incluindo estrutura do castelo d’água.
A obra foi feita com recursos provenientes do Apoio Financeiro aos Municípios (AFN), no valor de R$ 470.149,01, e atende aos parâmetros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além da reforma, a escola recebeu centrais de ar, provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues; novos conjuntos de mesas e cadeiras para alunos e professores, adquiridos por meio de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE), com articulação do senador Davi Alcolumbre; notebooks e um kit robótica, que possibilitará capacitação na área para os alunos.
A escola terá seis salas de aulas, uma de atendimento educacional especializado, outra de reforço e letramento, e mais uma de informática, biblioteca, um banheiro masculino, um feminino e outro com acessibilidade, um vestiário, sala da direção, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito, cozinha, salas de estoque, pátio de recreação e refeitório.