Por DA REDAÇÃO
Combater o suicídio através de uma palavra de fé e acolhimento. É esse o objetivo de uma programação religiosa que acontece nesta segunda-feira (6), na quadra poliesportiva da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na região da Cuba de Asfalto, zona sul de Macapá.
O “Projeto Valorizando Vidas” inicia a partir das 16h e é organizado pelo pastor Gesiel Oliveira e sua equipe. A iniciativa é também apoiada pela Igreja Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá e Assembleia de Deus A Pioneira. Outros eventos semelhantes irão ocorrer em escolas, associações, igrejas, e logradouros públicos.
De acordo com o pastor Gesiel Oliveira, os índices alarmantes de suicídio no Amapá, especialmente entre jovens de 15 a 25 anos, podem ser revertidos com a criação do que ele denomina como uma “consciência preventiva”.
“Um aumento exponencial que nos deixa preocupados. A maioria das pessoas que comete suicídio no mundo são idosas e aqui no Amapá o número é invertido. (…) Temos observado que as famílias não estão sabendo tratar desse assunto. Não só as famílias, os professores, pastores, diretores, igrejas não estão.
O líder religioso destaca que a ação também visa fazer com que as famílias estejam informadas sobre como se prevenir sobre casos de suicídio.
(“…) A linguagem do suicídio é uma linguagem não falada, não escrita, é uma linguagem gestual, comportamental, que é muito mais difícil de ser decodificada. Há como munir as famílias para se proteger”, disse Oliveira.
A programação contará com cânticos, apresentações musicais, teatrais, coreografias, testemunhos, palavras de edificação e encerra com um clamor pelas famílias presentes e pela cidade de Macapá.