Da REDAÇÃO
Nesta quinta-feira (30), mais de 150 lojas em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque vão ofertar produtos sem cobrar o valor da carga tributária cobrada sobre as mercadorias. A ação tem a finalidade de demonstrar o impacto dos impostos no preço final.
O Dia Livre de Impostos (DLI) no Amapá é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Macapá e Santana. Na capital, a campanha será simultânea no Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping e em várias lojas externas.
A data escolhida marca o dia em que o brasileiro para de trabalhar somente para pagar impostos, segundo Lígia Gomes, presidente da CDL Jovem.
“Somente após esses 153 dias do ano é que o brasileiro começa a trabalhar para ter o seu dinheiro”, lembrou.
Os produtos livres dos impostos serão identificados nas prateleiras das lojas. Entre os itens, estão: perfumes, alimentos, roupas e calçados.
Durante a ação, equipes da CDL Jovem e lojistas vão conscientizar clientes sobre as cobranças tributárias. Lígia ressalta que o governo não isentará o imposto, o valor será pago pelo próprio lojista.
“É uma ação de conscientização, e, por isso, nós, lojistas, arcaremos com o valor do imposto que não será repassado ao consumidor, e ele poderá perceber como os produtos são bem mais baratos”, destacou.
Dezenove estados brasileiros aderiram à ação, que vai acontecer em 153 cidades e mais de 2.252 lojas.