Por LEONARDO MELO
Equipes do Procon, Polícia Militar, Receita Estadual e da Polícia Civil do Amapá fizeram a maior apreensão de combustível do ano, na tarde desta quarta-feira (22), na zona oeste de Macapá. Até agora foram confirmados mais de 20 mil litros de gasolina, sem documento de origem. O produto será analisado em laboratório.
Ainda há poucas informações a respeito, mas o Portal SN apurou que três caminhões-tanques procedentes de cidades do Pará e do interior do Amapá estavam guardados em uma propriedade às margens da Rodovia AP-440, o “Ramal do KM-9”.
No momento da fiscalização, nenhum dos motoristas apresentou nota fiscal do produto. Eles foram apreendidos e levados para o pátio do Batalhão Ambiental, no município de Santana, a 17 km de Macapá.
O Procon informou apenas que o produto será periciado após coleta de amostras por técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os caminhões ficarão retidos até que os representantes legais dos veículos compareceram com as notas fiscais.
A suspeita é que, no mínimo, o combustível tenha entrado ilegalmente no Amapá para ser distribuído nos postos da capital, o que produziria uma concorrência desigual com as empresas que adquirem o produto legalmente.