Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Cansados de esperar pelo poder público, moradores do Residencial Macapaba, na zona norte de Macapá, arregaçaram as mangas e realizaram uma ação ambiental de limpeza e conscientização no conjunto, neste sábado (25). Com mais de vinte mil moradores, o residencial acumula uma série de problemas, segundo a associação do bairro.
“Queremos chamar a atenção de fora e aqui de dentro também. Assim como cobramos que governo e prefeitura deveriam estar aqui fazendo as coisas, nós moradores temos que cuidar melhor do nosso lugar”, declarou Emerson Pimentel, presidente da associação de moradores.
A ação consistiu em limpeza geral, plantação de mudas de ipê e palmeiras imperiais, capina e retirada de entulhos. Além da associação e vários moradores, a iniciativa contou com a parceria com a Fundação Marias da Esperança e do Instituto Guarda Florestal.
Moradora da quadra 13, a diarista Maria Adelaide, de 49 anos, elogiou a ação, contando que além da coleta regular de lixo, quase não se vê o poder público no bairro.
“Aqui, passam meses sem que tenha qualquer tipo de coisa, tanto que se você ver esse canteiro que plantaram as mudas hoje, não tinha nada e o conjunto já tem cinco anos. Se eles não plantam uma árvore, imagina outras coisas. Que bom que a associação tá fazendo isso hoje aqui”, afirmou.
No fim dos serviços, uma feijoada colaborativa foi oferecida aos voluntários, na Escola Estadual Maria Marly Maria.