Destruição de calçadão expõe crianças ao perigo na orla de Macapá

Importante cartão postal macapaense, o espaço sofre há anos com o avanço contínuo da erosão provocada pela força das marés, que vem destruindo a calçada atrás do muro de arrimo.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Na orla do bairro Perpétuo Socorro, na zona leste da capital, um extenso buraco com o concreto quebrado e vergalhões expostos virou uma verdadeira “piscina” perigosa para as crianças.

Importante cartão postal macapaense, o espaço sofre há anos com o avanço contínuo da erosão provocada pela força das marés do rio Amazonas, que vem destruindo a calçada atrás do muro de arrimo.

Morador das redondezas, o tatuador Samuel Lopes, de 29 anos, ressalta que há buracos tão grandes que se estendem por quase toda a calçada. Nas marés mais altas, com os vergalhões, a buraqueira é sinônimo de risco.

Moradores dizem que governo e prefeitura se abstêm da responsabilidade. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“A gente já até apelidou de “Piscinão de Ramos [conhecido balneário na zona rural de Macapá] ”, mas não é brincadeira, pode alguém se machucar sério”, reclama o morador.

Partes significativas do muro de arrimo e do calçamento caíram e estão sendo danificadas. Edmar Pena Lopes, de 36 anos, diarista e morador do bairro, relata que o problema se estende há pelo menos quatro anos.

Maré ultrapassou o muro de arrimo e destruiu a calçada

“De vez em quando vem alguém medir o tamanho dos buracos aqui, bater foto acolá e já anunciaram obras, mas até hoje nada. É ruim, difícil você ver algum idoso fazendo sua caminhada por aqui como tinha antigamente”, conta Edmar.

Seinf
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) informou ao Portal SN que tem um projeto para realizar a obra da área, mas que não possui recursos no momento. Informou também que a competência e obrigação original dos reparos que devem ser feitos é da Prefeitura Municipal de Macapá.

Quando a maré está alta, crianças se jogam no buraco formado pela erosão

PMM
Por sua vez, a Prefeitura Municipal de Macapá informou que, quando se trata de muro de arrimo, a responsabilidade da obra é do governo do Estado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!