Por RODRIGO INDINHO
No fim da tarde desta sexta-feira (24), por volta de 18h, manifestantes interditaram a via e atearam fogo em entulhos na Rodovia Salvador Diniz, no Igarapé da Fortaleza, no limite entre os municípios de Macapá e Santana.
O protesto, que paralisou o trânsito em pleno horário de pico, cobrou das autoridades solução para três problemas: a constante queda de energia na região, a falta de água há 15 dias na comunidade e também pedia que as ruas de Santana sejam pavimentadas.
Uma das lideranças do movimento, Jader Miranda, de 31 anos, morador do Igarapé da Fortaleza, conversou com o Portal SelesNafes.com sobre o protesto.
“Foi um chamado da comunidade ao povo santananense. Todos estão muito revoltados sobre o asfaltamento. Não queremos que tape buraco e que asfalte não só na rodovia, mas os bairros”, disse o manifestante.
Ele apontou também outros problemas no município, como no posto de saúde e assaltos constantes no Igarapé da Fortaleza.
“Se não for solucionado, vamos voltar pra rua sim”, disse.
O Batalhão de Operações Especiais foi chamado e negociou a retirada dos manifestantes. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também foi acionada e, rapidamente, controlou as chamas.
“Alguns aproveitaram a oportunidade e puseram fogo na via. Após isso, conversamos com a liderança sobre o direito de reivindicar, que é legítimo, porém eles não podem intervir no direito das pessoas de ir e vir. Até por causa do horário que fizeram, quando todo mundo está voltando dos seus trabalhos e afazeres”, disse o capitão Eliabe.
Até o fechamento desta matéria, o trânsito, que foi liberado por volta de 19h20, estava lento na região.
Foto de capa: Isan Oliveira