Por RODRIGO INDINHO
A Defesa Civil Estadual do Amapá interditou na segunda-feira (27), o prédio do Conselho Tutelar da zona norte de Macapá. A medida paralisa por tempo indeterminado as atividades do órgão responsável por garantir o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.
O imóvel, localizado na Rua General Rondon, 577, no Bairro do Laguinho, área Central da capital, foi interditado, segundo informações do conselho, por apresentar problemas na estrutura física, comprometendo a segurança da população e dos funcionários, por causa do risco de desabamento. Rachaduras, infiltrações, poças d’água, pedaços da parede que estão caindo, são alguns, dos diversos problemas.
Para Martinha Souza, presidente do Conselho Tutelar da zona norte, tudo o que está acontecendo com a instituição e com quem precisa do atendimento é muito “desagradável e desrespeitoso”.
“O prédio se encontra numa situação que não tem como trabalharmos, e, nesse caso, a população é quem é a mais prejudicada. Nós somos a porta de entrada da nossa criança e do nosso adolescente, somos a proteção deles e isso não está sendo respeitado”, lamentou.
Um aviso de interdição foi afixado na entrada do prédio, junto com a notificação da Defesa Civil.
“No momento, as portas estão fechadas até que sejam resolvidas as situações. Só nos dirigíamos à secretária de Assistência Social, Mônica Dias, mas ela nada resolveu, então, hoje, quero fazer um apelo ao prefeito Clécio, para que olhe com carinho para o Conselho Tutelar, que nós estamos precisando dessa atenção, não os conselheiros, mas a população”, pediu Martinha. Ela completou:
“Queremos apenas garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes que não pedem para serem espancados, violentados e terem seus direitos violados. Não é por nós, é por eles”, lembrou.
O Portal SelesNafes.com aguarda posicionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), que ficou de se posicionar sobre o assunto ainda nesta terça-feira (28).