Da REDAÇÃO
Estão abertas as inscrições para os novos grupos de tratamento do tabagismo, promovido pela Prefeitura de Macapá. O tratamento dura um ano e está disponível em onze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital. O procedimento oferece orientação, tratamento, acompanhamento psicológico e apoio aos fumantes que decidirem parar de fumar, já que largar o tabagismo por conta própria pode ser difícil por causa dos sintomas ligados à abstinência da nicotina.
Os interessados em participar devem procurar as seguintes UBS’s até o dia 15 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h: Infraero II, Novo Horizonte, Álvaro Corrêa (São Lázaro), São Pedro (Beirol), Raimundo Hozanan (Muca); Leozildo Fontoura (anexo na Av. Mário Fortunato Barriga, nº 315), Rubim Aronovitch (Santa Inês), Brasil Novo, Policlínica da Unifap, Maruanum e Vila Progresso (Bailique). Para fazer a inscrição, o usuário deve apresentar documentos pessoais como RG, cartão do SUS e comprovante de residência.
O tratamento oferecido pela prefeitura é conduzido por uma equipe de médico, farmacêutico, assistente social, psicólogo e nutricionista, e fornece gratuitamente alguns medicamentos, como os adesivos transdérmicos de nicotina.
De acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, 12% da população de Macapá é fumante, com 9% homens e 3% mulheres. Destes, 2% fumam mais de 20 cigarros por dia.
Desde 2015, quando passou a oferecer o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu com que mais de 800 pessoas concluíssem o processo e abandonassem o uso de cigarros.