Por SELES NAFES
Chefs de cozinha se reuniram neste fim de semana, no Senac de Macapá, para começar a definir os pratos que serão apresentados na Semana da Gastronomia do Amapá, em novembro no Congresso Nacional. O senador Lucas Barreto (PSD) participou do encontro e cozinhou para os convidados.
O evento faz parte do Circuito Nacional de Gastronomia, realizado todos os anos pelo Sistema Fecomércio.
“Será a primeira vez que o Amapá vai expor nacionalmente, na Câmara, Senado e no Rio de Janeiro. Além dos chefs, convidamos o senador Lucas porque ele tem divulgado muito a nossa gastronomia, e como ele mesmo fala: a gastronomia une os povos”, comentou o presidente da Federação do Comércio do Amapá, Eliezir Viterbino.
Lucas Barreto vestiu o avental do Senac e preparou um pirarucu ao molho com camarão rosa.
“O turismo de gastronomia é o que mais cresce no mundo. Todo mundo vem aqui e diz que a gastronomia do Amapá é a melhor, então vamos levar isso para o Brasil”, comentou Lucas, depois de preparar o “Pirarucu a Senador”, nome dado na hora pelos convidados.
A chef Socorro Azevedo também participou do encontro, e deixou claro que a gastronomia do Amapá tem sua própria identidade, e já virou um produto turístico.
“Eu acho que o pirarucu é a cara do Amapá, e a nossa gastronomia está cada vez mais forte. O nosso jambu, tucupi, a castanha, pirapitinga e filhote têm a nossa identidade”, avaliou.