Da REDAÇÃO
Já está aberta ao público a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, eventos que objetivam estimular negócios no setor produtivo, com foco principal em uma das mais fortes vocações do Amapá, a bubalinocultura.
A programação de 2019 foi aberta na noite de quarta-feira (26), no Parque de Exposições da Fazendinha, a 14 km de Macapá. Os eventos fazem parte do Circuito TecnoAgro, conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Waldez Góes destacou que, com o certificado livre de aftosa com vacinação, o mercado para a proteína de búfalo se abriu para a produção amapaense. Por isso, o governo criou a vitrine da ExpoBúfalo visando oportunizar maior alcance para a produção amapaense.
“Os animais que temos de alta qualidade genética são resultado de feiras como essa, realizadas aqui no Amapá. Por isso, construímos esse projeto de desenvolvimento, de acordo com a vocação de cada município. A TecnoAgro é um espaço que proporciona o melhoramento da qualidade genética do rebanho amapaense, por meio do leilão, facilitando o acesso do produtor a esses animais” explicou o chefe do Executivo.
A Feira prossegue até sábado, 29, com oficinas, palestras, leilão e o rodeio.
Tecnologia
Durante a abertura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo.
A nova ferramenta disponibiliza aos produtores informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que orienta os programas de política agrícola do governo federal, a exemplo do Plano Safra, também lançado na ocasião.
“Antes, o agricultor tinha que acessar pelo computador para ter acesso às informações, agora poderá fazer isso pelo celular de maneira mais simples”, explicou o chefe-geral da Embrapa no Amapá, Nagib Belém.