Por OLHO DE BOTO
Militares do Batalhão de Força Tática (BFT) desarticularam um forte ponto de venda de drogas que movimentava altos valores por semana. Quase meio quilo de maconha foi apreendido, além de instrumentos para embalagem do entorpecente.
A polícia também encontrou toda a contabilidade do tráfico nas páginas de cadernos que continham anotações de todo o volume financeiro movimentado este ano na boca de fumo: entre R$ 5 mil e R$ 6 mil por semana. As informações serão encaminhadas à delegacia especializada neste tipo de crime.
De acordo com o tenente Érico Costa, do BFT, o responsável pelo lugar, que fica localizado no bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá, é um detento do regime aberto domiciliar. David Silva de Sousa, de 30 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (19), após uma denúncia anônima.
Segundo o tenente Érico Costa, as equipes patrulhavam a região quando receberam a informação que indicou o imóvel. Na chegada da polícia, um homem com as mesmas características repassadas pelo denunciante, correu e tentou se abrigar na casa, mas foi alcançado.
Durante a busca pessoal, a polícia encontrou algumas porções de maconha no bolso das roupas. Na busca domiciliar, foram apreendidos mais de 300 gramas de maconha, algumas porções de crack, duas balanças de precisão, apetrechos usados para embalagem da droga e ainda o caderno da contabilidade do tráfico.
“É um local que tem um comércio ilegal de drogas intenso. Nós, da Força Tática, já fizemos outras apreensões lá. Mas as anotações desse indivíduo mostram que essa boca era bastante movimentada. É provável que ele, inclusive, distribuía drogas para outras bocas de fumo, pois as características das embalagens e conservação da droga indicam isso”, avaliou o tenente Érico.
O detalhe sobre o armazenamento e conservação da droga também chamou a atenção. O entorpecente era armazenado na geladeira, mas não para escondê-lo e sim para proporcionar melhor manutenção da qualidade da droga, segundo a polícia.
O flagrante ocorreu por volta de 4h, horário em ele deveria estar recolhido em sua residência. Na delegacia, foi constatado que David responde pelos crimes de roubo e tentativa de homicídio.