Por RODRIGO INDINHO
Nesta quinta-feira (25), dia do ponto alto da festividade de São Tiago, em Mazagão Velho, comunidade a 70 km de Macapá, o movimento no terminal de onde partem e chegam ônibus da linha Macapá/Mazagão, ainda era tímido nas primeiras horas do dia.
Diversos ônibus estão parados na Avenida Rio Maracá, entre as ruas São José e Cândido Mendes, no Centro comercial de Macapá, à espera de quem deseja prestigiar a Festa de São Tiago. A frota foi duplicada para atender os interessados em prestigiar a programação, que chega à 242ª edição em 2019.
De acordo com agentes de fiscalização da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), apesar do movimento tímido pela manhã, diversas pessoas já passaram pelo terminal e o movimento tende a crescer gradativamente durante o dia. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas na data de hoje pela organização da programação.
Quem aproveitou para pegar a estrada cedo foi dona Idelza Cardoso, de 62 anos. Indo pela 3ª vez acompanhar a festa, ela levou parte da família para conhecer o evento de fé e devoção, que promove um grande espetáculo à céu aberto.
“Sem aglomeração fica ótimo para viajar, mas acho que mais tarde vai lotar aqui. Estou levando meus netos e minha nora para conhecer essa festividade que é maravilhosa e que é uma coisa nossa. Para quem ainda não foi lá, aproveite que ainda dá tempo, tenho certeza que não vai se arrepender”, sugeriu a simpática senhora.
Programação
Hoje (25), data dedicada ao santo, ocorre uma missa campal que precede o Círio que toma as ruas de Mazagão Velho no período da manhã, com as imagens carregadas em andores por cavaleiros vestidos a caráter. Ao meio-dia se dá a passagem do “Bobo Velho” e à tarde as encenações dos demais episódios da tradição bicentenária.
Valor das passagens[
As passagens são pagas dentro dos veículos, no momento do embarque, no valor de R$ 6 para Mazagão Novo e R$ 12 para Mazagão Velho. Os veículos estão saindo do terminal no Centro de Macapá e tem diversos trajetos antes de pegar a estrada para Mazagão, basta o interessado se informar no local.