Por MARCO ANTÔNIO P . COSTA
No Amapá, viralizou nas redes sociais o vídeo deu uma mulher pulando nas águas agitadas de maré cheia do Rio Amazonas e salvando uma pessoa. O Portal SelesNafes.com foi atrás dos personagens envolvidos para contar essa história.
A jovem se chama Ana Adriely da Silva Andrade, de 22 anos, estudante de enfermagem. A situação ocorreu na orla do Santa Inês, em frente aos bares próximos à entrada do Sesc Araxá. Assista:
Já passava de 3h da madrugada da segunda-feira (1), quando Ana chegou ao local com o seu namorado, Thiago Cardoso Passos, de 19 anos, também estudante. Ela conta que viu quando o homem que estava sentado no muro de arrimo tombou para trás e caiu no rio. Logo, vários populares começaram a tentar ajudar e outro homem conseguiu um corda.
Ana acredita que o homem provavelmente estava embriagado, pois mesmo com a corda sendo jogada em cima dele, ele não conseguia agarrar. Foram minutos de tensão, contam Ana e Thiago, que acreditam que entre a queda e o resgate pelo menos oito minutos se passaram.
Cerca de dois minutos após a queda, o homem afundou. A tensão aumentou e logo uma primeira pessoa pulou na água para tentar buscar a vítima. Thiago foi o segundo a pular, mas assim como o primeiro, nada conseguia achar. O mesmo ocorreu com uma terceira pessoa. E foi então quando Ana decidiu mergulhar.
“Naquele instante passou na minha cabeça a lembrança de um amigo que perdi afogado. Eu lembro que quando os bombeiros acharam o corpo ele estava agarradinho exatamente onde foi a queda. Eu senti a vontade de Deus e que ele estava exatamente naquele lugar que eu o tinha visto cair. Primeiro pulei para alcançar o fundo, pra ter noção da distância e percebi que a maré me distanciou no ponto. No segundo mergulho achei o homem, que já estava na horizontal no fundo do rio. No terceiro mergulho eu o agarrei e o puxei pra cima, aí todo mundo ajudou”, conta, emocionada, a jovem Ana Adriely.
O casal recorda que as pessoas ao redor já começavam a falar em “buscar o corpo”, que o homem já havia falecido. Esse foi um dos estalos que fizeram Ana pular na água. Uma escada de madeira levada por vizinhos foi usada pra levar o homem à terra firme. Ele foi socorrido logo em seguida, por uma ambulância do Samu e, provavelmente, levado ao Hospital de Emergências de Macapá.
Ana e Thiago já foram até o HE atrás de informações sobre o homem, o seu estado de saúde e sua identidade, mas não obtiveram sucesso. O Portal SN também tentou checar as informações, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito sobre o paradeiro da pessoa salva. O casal pede que os familiares ou profissionais envolvidos no atendimento entrem em contato, pois gostariam de saber o estado de saúde do homem e, quem sabe, reencontrá-lo.
Foto de capa: Marco Antônio P. Costa/SN