Por SELES NAFES
O Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União, no último dia 27, o edital de licitação para contratar o projeto executivo da BR-156 Sul, nos lotes de 1 a 3. É o último passo antes das obras de pavimentação começarem, claro, se houver recursos disponíveis.
Já o lote 4 da chamada “rodovia das valas” pode começar a ser asfaltado ainda este ano, segundo o juiz João Bosco Soares, da 2ª Vara Federal do Amapá.
O lote 4 começa no KM-21 e vai até a Ponte do Rio Vila Nova. Já há uma empresa contratada para tocar as obras, mas ela ainda não conseguiu ter aprovado o projeto executivo pela Secretaria de Transportes do Estado (Setrap), responsável por este trecho. O restante da rodovia ficou com o Dnit.
“Já estamos deliberando sobre a possibilidade da Setrap rescindir o contrato, e chamar a segunda ou terceira empresa. Se tudo der certo, ainda este ano poderemos ter obras no lote 4”, explicou o magistrado.
A BR-156 Sul liga por 260 km Macapá ao município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá. O edital de licitação diz que o projeto executivo deverá estar pronto até junho de 2020, quando, de fato, as obras poderão começar.
“No prazo máximo de 6 ou 7 anos, teremos todo o trecho entre Macapá e Laranjal do Jari pavimentado. É essa mensagem de esperança que eu quero deixa ao povo do Jari”, comentou o juiz vídeo.
Nesta segunda-feira (1º), o Portal SelesNafes.Com mostrou as condições perigosas da BR-156 Sul, apesar de todo o dinheiro federal investido na manutenção da rodovia nos últimos dois anos.