Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O conhecido jornalista Ery Santos teve uma crise renal e foi parar no Hospital de Emergências do Amapá (HE), de onde foi transferido para o Hospital das Clínicas Alberto Lima, na área central de Macapá. Ele encontra-se internado.
O quadro de saúde é estável e ele já está realizando hemodiálise. Aos 60 anos, e também com crise de hipertensão, desde que a notícia da sua internação se espalhou pelas redes sociais, Eri Santos tem sido coberto de solidariedade pelos colegas de profissão e pela comunidade em geral.
Até a rotina do hospital mudou após a internação do jornalista, que recebeu inúmeras visitas.
Carreira
O paraense Ery Santos atua na comunicação da Amazônia há muitos anos. Passou pela Rádio Guajará em Belém-PA e depois, há quase 30 anos, radicou-se no Amapá à convite do ex-governador Annibal Barcellos (1918-2011) atuando em diversos meios de comunicação no Estado do Amapá.
Mas foi no programa Bronca Pesada, como repórter policial, que fez sua maior marca. O bordão “Te benzo com a folha da curicaca, dessa tu escapou, mas da próxima tu não escapa” caiu nas graças do povo e chegou até à Rede Globo nacional, quando o personagem Patrick, do humorista Rodrigo Fagundes, utilizou o seu bordão.
Acerca do boato de que teria se afastado, por algum tempo, por sofrer ameaças, o jornalista nega e afirma que sempre respeitou o entrevistado, independentemente do crime que ele tivesse cometido, como reza a cartilha do jornalismo profissional.
“Eu trabalhava junto com o atual jornalista de vocês, o Olho de Boto, e a violência já era grande, aí eu vi que dava pra tentar amenizar um pouco usando o que eu aprendi nos estudos de teologia. A primeira parte do bordão [Te benzo com a folha da curicaca] era para levar uma palavra humana e de alento para o preso, e a segunda parte [dessa tu escapou, mas da próxima tu não escapa], era para levar um pouco de humor e alerta para não cometer mais crimes. Eu sempre perguntei antes ao entrevistado se eu poderia usar o bordão”, afirmou o jornalista, que encontra-se em recuperação.
“Já benzi muita gente. Agora eu tô me benzendo com a folha da curicaca”.
Ery Santos segue militando na comunicação e atualmente participa de um programa no SBT Amapá, além de colaborar com a Rádio Boas Novas.
Ainda sem previsão de alta, Ery agradece todo o carinho que tem recebido. Pede cada vez mais orações e promete estar bem para voltar ao exercício do jornalismo, que é o que mais gosta de fazer.