Por RODRIGO INDINHO
Poucos sabem ou lembram, mas no Brasil, em 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós. Trata-se de uma homenagem ao Dia de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Então porque não pegar àqueles que fizeram e continuam fazendo muito por você e levar para passear como um gesto de gratidão?
Foi o que fez nesta sexta a jovem estudante Andreza Eloy, de 20 anos, que veio do Estado do Pará passar as férias com a família no Amapá. Ela decidiu conhecer o Museu Sacaca e aproveitou para levar os avós.
“Nossos queridos avós nos fazem lembrar de quem fomos, quem somos e quem seremos. Meus avós são segundos pais para mim, muitas vezes até os primeiros. Temos que fazer por eles um pouco do muito que fazem por nós, como valorização e recompensa para quem nos ama. Eu faço tudo por amor, e agora eles que precisam da gente é o mínimo que tenhamos respeito e zelo por eles”, justificou Andreza.
A vovó de Andreza, Elizabeth Rocha Mira, de 64 anos, falou que criou os filhos com muito zelo e que cuida das quatro netas com mais carinho ainda. Ela já conhecia o Museu Sacaca e decidiu apresentar para a neta nesta data especial.
“Ela nos presenteou com a vida e com nossa vinda para cá [Macapá]. Como somos de Ananindeua e ela ama natureza e artesanato, não há lugar melhor aqui, então trouxemos ela. Neste Dia dos Avós nada melhor do que receber o carinho de quem tanto nos ama. Minhas netas são dádivas de Deus”, comemorou.
Seu Francisco Jesus Cardoso Mira, de 69 anos, também esteve passeando com a neta. Ele viaja por diversos Estados e diz que sente falta de programações voltadas para celebrar os avós na região norte. O simpático senhor falou de uma experiência que teve em 2018, na Bahia.
“Admirei muito o povo lá [Bahia] e em outros três Estados que fui de homenagear os avós. Ganhei até uma canequinha. Aqui é muito lindo, poderia ter mais ações. O que consola é receber o amor e ser bem tratado pelas netas e pela família. Aproveito e deixo um recado para as outras pessoas, ‘tem que cuidar em vida, depois não adianta lamentar’, vão por mim”, brincou seu Francisco.
Elizabeth e Francisco são casados há décadas. Os turistas retornam na próxima semana para o Pará. Eles garantiram que viveram um momento inesquecível no Dia dos Avós, no Amapá.