Da REDAÇÃO
A dois dias do ponto alto da tradicional Festa de São Tiago, a histórica Vila de Mazagão Velho, a 70 km de Macapá, está pronta para receber milhares de turistas e visitantes amapaenses. As arquibancadas estão montadas e o balneário foi revitalizado.
Será no dia 25, Dia de São Tiago, próxima quinta-feira, a encenação da batalha entre os Mouros e Cristãos. A exibição a céu aberto é uma manifestação religiosa e cultural que já dura 242 anos. O evento tem o apoio do Governo do Amapá.
O governador Waldez Góes decretou ponto facultativo no dia 25, nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta. A data é alusiva a São Tiago, comemorativa no Calendário do Estado.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) disponibilizou R$ 232 mil para a reforma de prédios públicos, como a praça, cemitério, capela, centro comunitário, base da Polícia Militar, Unidade Básica de Saúde (UBS) e malocas utilizadas no festejo.
Além disso, o governo reforçou a segurança com policiais militares, blitzes da operação Lei Seca e bombeiros militares no balneário. A Unidade Básica de Saúde funcionará 24h, com reforço de equipes da capital e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No local da festividade, uma praça de alimentação foi montada com ofertas de diversos tipos de comidas, como lanches, espetinho, camarão e açaí.
O acesso ao munícipio foi ampliado com a inclusão de mais 16 ônibus na linha Macapá/Mazagão, totalizando 32 veículos à disposição dos passageiros.
Os turistas também terão a oportunidade de adquirir lembranças de São Tiago e o artesanato de Mazagão, que estão expostos na feira do empreendedor, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Foto: Ascom/GEA