Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Na tarde desta quinta-feira (29), o governo do Estado inaugurou o 15º espaço da rede Super Fácil no Amapá. Neste caso, há uma novidade: é um Superfácil específico para uma secretaria, a de Educação.
A maior categoria do Estado, com cerca de 13 mil funcionários, agora conta com um espaço exclusivo para poder acessar aos serviços e documentos que a Secretaria Estadual de Educação (Seed) fornece.
O novo Super Fácil fica atrás das dependências da Seed, no Centro de Macapá, mas com entrada pela Avenida Procópio Rola e com um estrutura inteiramente nova, que custou aos cofres do Estado cerca de R$ 2 milhões.
Além do atendimento aos professores, técnicos, pedagogos, gestores e ao conjunto dos servidores da educação amapaense, o Super Fácil irá atender estudantes e o público em geral, já que conta também com atendimento de uma ouvidoria.
Serão 22 boxes, sendo 17 de atendimento para servidores, 5 para atendimento ao estudante e 1 box para ouvidoria e para a lei de acesso à informação. Dentre os serviços ofertados, estão o abono permanência, alteração de dados bancários, do nome do servidor, declarações diversas, estágio probatório, etc.
Já os estudantes podem requerer certificados, declaração de escolaridade, reconhecimento escolar, parecer técnico e outros serviços. A ideia geral é seguir o caminho que o Super Fácil já faz no atendimento geral da população: desburocratizar e facilitar o acesso aos usuários dos serviços públicos.
“Os servidores viviam em ambientes inóspitos, quando chovia se molhavam junto com os equipamentos. Agora, terão um centro de vivência, onde poderão almoçar, aguardar entre as tarefas, um protocolo geral para organizar todo e qualquer requerimento e evitar a perda de processos. E, especialmente, a parceria com o Super Fácil, onde vamos conseguir receber nosso servidor que rodava de sala em sala para resolver alguma burocracia. Hoje ele será recebido com dignidade, com respeito, que é o que ele merece”, declarou a secretária de Educação, Goreth Souza.
Caminhões da educação
Na ocasião, o governador do Estado, Waldez Góes (PDT), também fez a entrega de dois “Caminhões da Educação”. O veículo é responsável pela entrega dos livros didáticos para os municípios, que levam as carteiras e materiais para a manutenção das escolas.
“Super Fácil da Educação, Centro de Vivência, Protocolo Geral, Caminhões da Educação, mas, sobretudo, respeito e investimento na educação amapaense. É isso que estamos entregando nessa tarde. Essa entrega de hoje é parte do nosso compromisso e prioridade que temos com a educação e estamos muito felizes de cumprir essa etapa de respeito, com nossos servidores e alunos”, declarou o governador, Waldez Góes.