Da REDAÇÃO
Todos os dias, 62 veículos saem do Terminal Rodoviário de Macapá, que recebe ônibus vindos de todos os 16 municípios amapaenses, além de 80 destinos, entre comunidades e distritos ao longo de cada trajeto.
Por isto, para auxiliar amapaenses e turistas na programação de viagens pelo interior, a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) reuniu informações sobre os trechos intermunicipais, com horários, distâncias e valores. Confira informações sobre preços e horários das viagens disponíveis.
Para evitar transtornos, é importante certificar-se do horário de embarque no dia e hora marcados. Menores de 16 anos só podem viajar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou com autorização da Justiça.
Para seguir viagem é necessário comprar as passagens nos postos de venda das empresas localizadas no terminal da capital ou dos municípios, e apresentar um documento oficial com foto, também necessário no momento da viagem.
Outro ponto importante é o limite de bagagem: cada passageiro tem direito a 5 quilos de bagagem de mão e 25 quilos no bagageiro, de forma gratuita. Caso o peso exceda esses limites, é aplicada uma taxa de R$ 0,50, por quilo excedente.
O transporte intermunicipal do Amapá obedece às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A lista completa de direitos e deveres dos passageiros está disponível em www.antt.gov.br/passageiros/Direitos_e_Deveres_dos_Passageiros.html.
Reforma
O Terminal Rodoviário de Macapá passa, desde setembro de 2018, por uma reforma estrutural e organizacional para melhor atender ao seu público. No momento, os blocos de venda onde dezenas de empreendedores atuam, estão sendo reformados. A expectativa é de que, até setembro de 2020, o espaço esteja totalmente revitalizado, com um investimento total de R$ 2,4 milhões.