Por SELES NAFES
O presidente do Senado, Davi Alcoumbre (DEM), entrou na discussão sobre as queimadas na Amazônia. Ele anunciou a instalação da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, formada por senadores e deputados. O assunto foi discutido com a cúpula do Exército, nesta sexta-feira (23), na residência oficial do Senado.
A nova comissão permanente começará a funcionar na terça-feira (27), e terá a função de concentrar o debate sobre as queimadas. Davi anunciou que o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) será o presidente da comissão, e a relatoria ficará com um deputado. As informações foram repassadas ao comandante do Exército, general Edson Leal Pujol.
A semana foi de turbulência política em nível máximo por conta dos incêndios que atingem a região norte, principalmente nas relações internacionais.
O G7, grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo, discute o assunto sem a presença do Brasil. Ontem à noite, o presidente Jair Bolsonaro chegou a fazer um pronunciamento à nação em cadeia de rádio e televisão, e anunciou que o Exército vai liderar as estratégias de combate aos incêndios, num claro gesto soberania endereçado ao resto do mundo.