Por SELES NAFES
O presidente do Consorcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), anunciou neste sábado (24) que solicitou uma reunião em caráter de urgência com o presidente Jair Bolsonaro. A Secretaria de Comunicação do Amapá (Secom) confirmou que a reunião ocorrerá na próxima terça-feira (27). O objetivo é tratar dos incêndios e de uma política de proteção permanente para a Amazônia.
Numa carta assinada pelos governadores, Waldez lembra que os inúmeros focos de queimadas ganharam repercussão internacional, e que a situação se agrava a cada dia.
“Já se cogita, inclusive, que em algumas regiões as queimadas passarão ser um risco real e imediato ao equilíbrio ambiental do planeta impactando na integridade da saúde humana”.
O documento segue dizendo que não há recursos humanos e nem financeiros suficientes para conter a tragédia ambiental, e solicita imediatas providências para fortalecer as estruturas dos estados para o combate aos incêndios.
A carta termina ressaltando a necessidade de parcerias e criação de uma política permanente de proteção da Amazônia.
Assinam a carta os governadores:
Waldez Góes (Amapá)
Gladson Cameli (Acre)
Wilson Lima (Amazonas)
Flávio Dino (Maranhão)
Mauro Ferreira (Mato Grosso)
Helder Barbalho (Pará)
Marcos Rocha (Rondônia)
Antônio Almeida (Roraima)
Mauro Carlesse (Tocantins)