Por OLHO DE BOTO
Policiais de todos os departamentos e delegacias da Polícia Civil do Amapá foram às ruas em Macapá e nas 15 cidades do interior do Estado para cumprir mandados de prisão contra agressores de mulheres. A ação foi batizada de Operação Marias.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, as ordens judiciais são de prisões preventivas e de execução penal, com foco em crimes de violência doméstica
“Ou seja, nós temos os presos cujo processo ainda está em andamento e temos presos que já foram condenados pela Justiça e nós estamos os recolhendo para que deem início ao cumprimento da pena”, explicou o delegado.
Por se tratar de uma ação policial alusiva à criação da Lei Maria da Penha, que completa aos 13 anos em vigor nesta quarta-feira (7), os 45 mandados de prisão estão sendo cumpridos na maioria por policias mulheres, delegadas, agentes e escrivãs, com apoio dos policiais masculinos.
“A ação é um simbolismo que a polícia tenta passar à sociedade de que a mulher pode até ser vítima de violência doméstica, mas elas mesmas são capazes de coibir este tipo de crime. O agressor está sendo preso por uma mulher. Isso denota o empoderamento delas e que a Polícia Civil não tolera qualquer tipo de violência contra a mulher”, esclareceu Uberlândio Gomes.
Até as 8h30, mais de 30 homens, agressores, já haviam sido presos. Eles serão encaminhados ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.