Por SELES NAFES
Moradores de três bairros de Laranjal do Jari, cidade a 268 km de Macapá, mantiveram durante a noite inteira o bloqueio na BR-156. Agora pela manhã, no entanto, eles resolveram liberar o trânsito para reunir com representantes da Secretaria de Transportes do Estado (Setrap).
“Haverá uma reunião às 9h30min com representantes do governo. Eles nos informaram que vai depender do resultado dessa reunião a continuação do movimento”, informou o inspetor Francimuller, da PRF do Amapá.
Os momentos de bloqueios começaram às 8h de ontem. Ao longo do dia, os manifestantes liberaram o trânsito algumas vezes, mas, desde as 16h, nenhum veículo entra ou sai de Laranjal do Jari.
Os moradores estão usando barricadas e fogueiras para impedir o avanço dos carros. Há muitas mulheres e crianças no movimento, por isso, a PRF teme em adotar uma ação mais enérgica.
Ao mesmo tempo em que tenta a liberação definitiva por meio do diálogo, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Amapá avalia pedir uma liminar judicial para garantir a desobstrução da rodovia, mesmo que usando a força.
A superintendência estava negociando com os líderes do movimento para que o trânsito fosse liberado a cada duas horas. Os manifestantes anunciaram, inicialmente, que pretendiam liberar o fluxo uma vez a cada 24 horas.
Representantes dos bairros Nazaré Mineiro, Cajari e Sarney protestam contra a poeira e a demora na pavimentação de um trecho de 2 km da BR-156. As obras deveriam ter sido executadas no início deste semestre pela Secretaria de Transportes do Amapá (Setrap) depois de um acordo com a Justiça Federal, conduzido pelo juiz João Bosco Soares.
O Portal SelesNafes.Com tenta desde ontem a noite contato com representantes da Setrap.