Por RODRIGO ÍNDIO
Um bebê, seis crianças e um adolescente que viviam em condições extremamente degradante, sob a negligência das mães, foram resgatados pelo Conselho Tutelar da zona norte de Macapá. O caso foi registrado no início desta semana, no bairro Novo Horizonte.
No terreno sujo onde as crianças foram resgatadas existe duas casas. Em uma delas, onde moram cinco crianças, a geladeira foi encontrada com alimentos misturados a fezes humanas. O Conselho Tutelar chegou ao local através de uma denúncia anônima.
A informação dava conta de que uma criança e um adolescente, de 6 e 15 anos, estavam sem estudar há vários dias e que quando estudavam elas iam a pé até a escola Josafá Aires, localizada no bairro Infraero I, a aproximadamente 6,5 km.
O Conselho Tutelar chegou no local à noite, quando o adolescente e duas crianças estavam dormindo. A mãe negou a denúncia. Disse que ela mesma levava os filhos para a escola caminhando todos os dias.
O caso foi estudado. Em contato com a direção da escola, foi informado que a criança e o adolescente estavam há 48 dias sem estudar. Com a informação, o Conselho Tutelar visitou novamente o terreno da família.
“Na manhã do dia 9 de setembro, juntamente com o assistente social, nos deslocamos ao local para fazer o resgate. Ao chegarmos, por volta de 11h, encontramos os três menores sujos e com fome. Além disso, encontramos outras cinco crianças de diversas idades na casa da frente, também sujas, com fome e em situação de risco”, informou a conselheira Érica Nunes.
Quando os conselheiros entraram no imóvel, que fica no mesmo terreno, mas em frente a casa denunciada, encontraram o ambiente totalmente sujo e sem condições de moradia.
“Existia uma geladeira para guardar os alimentos não perecíveis e também dentro existia fezes humanas e estava com um mau cheiro horrível”, detalhou Érica Nunes.
Com apoio do 2° Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Macapá, foi feito o resgate de sete crianças e de um adolescente. Quatro foram abrigados e quatro foram morar com outros familiares. O caso será encaminhado ao Ministério Público.
Serviço
Denúncias como esta podem ser feitas na sede do Conselho Tutelar de Macapá, que fica localizado na Avenida Pernambuco, n° 192, entre a Rua São Paulo e a Rodovia do Pacoval. o Disk Denúncia é 99188-1399.