Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
As comemorações da semana da Pátria, em Macapá, começaram na tarde desta quinta-feira (05) com a realização do desfile cívico-cultural da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), na avenida FAB, centro da capital. Uma coluna formada por crianças encantou os espectadores.
Estudantes, professores e funcionários da rede municipal de ensino foram os principais protagonistas do desfile, com destaque para as crianças representando suas escolas ou instituições das forças de segurança.
A estudante Carla Adriane dos Santos Aires, estudante do 4º ano da escola Hildemar Maia, ficou na dúvida se iria participar do desfile, pois teria que comprar uma roupa especial que ela não teria condições.
“Falaram que tinha que pagar a roupa, mas aí eu fui na coordenação e eles me deram a roupa e eu tive que dar apenas o sapato e as meias. Queria participar, fiquei emocionada, é meu primeiro desfile”, comemorou a estudante de 9 anos.
Outra atração foi a pequena Laís Souza Bacelar, da creche Tia Chiquinha. Ela representou a Marinha do Brasil no desfile. Laís passou pela avenida FAB acenando para o público e para o palanque oficial, além de bater continência quando era fotografada e cumprimentada.
“A diretora da creche me ligou e disse que a Laís foi escolhida para desfilar caracterizada da marinheira, representando a Marinha. Pelo que você pode ver, ela parece estar gostando muito”, declarou a mãe de Laís, Conceição Bacelar.
Cívico e cultural
A prefeitura, responsável desfile, informou que tenta evidenciar o civismo, mas também a cultura.
“Essa é a nossa linha, nossa pegada do civismo, mas também do resgate da nossa história, do fortalecimento da nossa cultura. Já tratamos sobre os projetos das escolas, dos bairros de Macapá, do nosso jeito tucuju, e esse ano é um chamamento para a população, de que Macapá melhor e mais bonita é uma tarefa de todos. Os alunos, as famílias e a comunidade realmente participam da construção do desfile, por isso é esse sucesso de público que temos hoje”, declarou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
Cerca de três mil estudantes desfilaram. A Guarda Municipal e a Polícia Militar não divulgaram números de espectadores, mas as arquibancadas estavam lotadas.