Por SELES NAFES
Oiapoque se juntou às cidades do Amapá em que as eleições para o conselho tutelar estão sendo questionadas. No município que faz fronteira com a Guiana Francesa, as denúncias entregues ao Ministério Público são parecidas com as que ocorreram em outros municípios: compra de votos, desorganização da eleição e evasão de eleitores pela baixa quantidade de urnas eletrônicas.
Em Oiapoque, que fica a 590 km de Macapá, 22 candidatos participaram da eleição. Desse total, 16 assinaram um documento pedindo o cancelamento da votação. A petição foi entregue ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que conduziu o processo; e ao MP.
Em Oiapoque, cerca de 4 mil eleitores estavam sendo esperados para votar, mas apenas 2,9 mil conseguiram exercer o direito de escolher um conselheiro.
Os candidatos citam como exemplo o que ocorreu no maior local de votação da cidade, a Escola Joaquim Nabuco. A rua do colégio não foi isolada, permitindo que candidatos ficassem na porta da escola fazendo boca de urna sem nenhum tipo de fiscalização.
Segundo a denúncia, apenas uma urna foi colocada na escola, gerando uma fila que se estendia até a área externa do prédio. Por isso, muitos eleitores teriam desistido de votar. Na Joaquim Nabuco, a votação só foi encerrada às 20h, três horas além do previsto no edital.
Outra irregularidade apontada pelos ex-candidatos foi a ausência de nomes de eleitores nos cadernos de votação, situação que também ocorreu em Laranjal do Jari. As urnas também não tinham tinham números e nem as fotos dos candidatos.
“Com tantas irregularidades a população ficou indignada com o resultado das eleições e, assim como os candidatos, quer uma nova eleição”, diz documento enviado ao Portal SelesNafes.Com.
A denúncia entregue ao CMDCA e ao Ministério Público está acompanhada de provas de todas as irregularidades citadas, segundo a comissão de ex-candidatos.
“Vale lembrar também que até o presente momento nem o CMDCA e nem MP deram seu parecer sobre as denúncias protocoladas nos respectivos órgãos. Pois a própria comunidade aguarda por uma decisão”.
Em Oiapoque foram eleitores cinco conselheiros, com mais de 200 votos, cada
Irlanda do Mateus
Brenda Pires
Michel da Farmácia
Naldinho
Laiane Araújo
Além de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana, Macapá e Tartarugalzinho têm denúncias e procedimentos que investigam a eleição para o Conselho Tutelar.