Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O cantor amapaense Roni Moraes fará show em Macapá nesta sexta-feira (18) como prévia do lançamento do seu segundo disco, batizado de “Amazônia lugar sagrado”.
Com 44 anos de idade e quase 20 anos de carreira, Roni Moraes classifica o trabalho atual como um retorno ao estilo e à temática central com a biodiversidade e o povo da Amazônia. O show desta noite terá uma homenagem especial à benzedeira Castorina.
“A Castorina é parte disso, um ser especial, que tinha um dom, que entendia e conversava com as plantas e curava homens e mulheres. É esse sagrado da Amazônia que falo, as benzedeiras, os índios, o momento difícil pelo qual estamos passando e, ao mesmo tempo, somos vitrine para o mundo todo. É um retorno às minhas origens, sem dúvida”, destacou o cantor.
Castorina
Roni conta que não teve a oportunidade de conhecer a famosa benzedeira amapaense, falecida há cerca de três anos, mas que as numerosas e fantásticas histórias orais que ouviu, carregadas de muito afeto, também lhe afetaram e levaram a compor a música “Castorina”.
“Infelizmente há pouca coisa registrada sobre essa figura e esse é dos motivos a mais para a canção, porque também à partir da música eu posso contar e registrar essa história”, esclareceu Roni.
A maioria das músicas são de autoria, letra, melodia e arranjos do próprio Roni, que também é violonista. Mas também há parcerias que o cantor estabeleceu ao longo da carreira, que serão referenciadas no show.
A apresentação terá abertura da cantora de Deize Pinheiro com participação especial do cantor Zé Miguel e de Nonato Santos, com quem Roni assina algumas composições.
Serviço
Local: Bar Sankofa
Hora: 21h
Dia: sexta-feira (18)