Por OLHO DE BOTO
Um detento que cumpria pena por crime roubo foi espancado até a morte dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na zona oeste de Macapá na manhã deste domingo. O crime ocorreu enquanto a vítima tomava banho de sol.
Paulo Cézar da Silva Araújo ainda foi socorrido por agentes de plantão, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. O óbito foi confirmado no Hospital de Emergências de Macapá.
Paulo Cézar teria sido atacado por vários presos. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia, mas apenas um, deles, Elias Abreu de Abreu assumiu a autoria do assassinato.
Ele explicou que a vítima teria tentado estuprar a mãe de um outro detento, em um dia de visitas. A tentativa de abuso teria ocorrido no último sábado (27), durante o horário de visita.
Paulo Cézar era preso do município de Oiapoque, a 600 km da capital. Ele tinha três processos, todos por roubo. Não tinha familiares e nem recebia visitas.
Apesar de serem “fora-da-lei”, detentos possuem seu próprio código de conduta e a pena para o descumprimento dele geralmente é rígida.
“Contrariou o código de honra deles [dos presos]. E hoje era pra ser um corretivo, mas acabaram pegando pesado demais”, comentou um agente penitenciário, que pediu para não ser identificado.
Foto de capa: Arquivo/SN