Mistério: Equipes tentam descobrir fonte de poluição em Porto Grande

A suspeita recai sobre empreendimentos que extraem material para a construção civil
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

As águas do rio que tanto atraíam banhistas na Colônia Agrícola do Matapi, no município de Porto Grande, a 105 km de Macapá, não são mais as mesmas. Um pó branco trazido por um igarapé está contaminando o rio, e afetando as comunidades que dependem da água para consumo e agricultura. Até balneários comerciais estão suspendendo o atendimento ao público.

Há vários dias, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Grande tenta descobrir a fonte poluidora. Vários trechos do rio e do igarapé já foram percorridos.

“Pelas características isso é rejeito de minério”, diz o secretário de Meio Ambiente de Porto Grande, Orivaldo Amorim.

“É um dano terrível para o meio ambiente. (O pó branco) desce pelo rio e segue por vários quilômetros. Existem vários balneários que não estão funcionando porque a água está imprópria para banho”, acrescenta.

Igarapé que deságua no Rio Matapi. Fotos: Orivaldo Amorim/PMPG

Equipe caminha pela floresta tentando acompanhar o rastro da poluição

A suspeita recaí sobre empreendimentos que extraem minério para a construção civil, especialmente o seixo. Um desses locais já foi visitado pela equipe, mas ainda não foi possível confirmar que se trata da origem do problema. 

O grande desafio na missão de rastrear a sujeira são os trechos de difícil acesso a alguns pontos do rio Matapi. Alguns proprietários de terrenos não liberam o acesso, e também não colaboram com informações.

Rio Matapi na Linha A da Colônia Agrícola, onde a água começa a mudar de cor

Foto tirada antes da poluição: cor diferente

O Ministério Público do Amapá já foi comunicado a respeito do problema, e, assim que houver a confirmação da fonte poluidora, a secretaria diz que pretende registrar queixa na Delegacia de Crimes Ambientais (Dema) da Polícia Civil.

Deixe seu comentário
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!