Da REDAÇÃO
Após a Fundação Oswaldo Cruz confirmar o primeiro caso de sarampo no Amapá, após mais de 20 anos, o governo do Estado esclareceu que o paciente diagnosticado evoluiu ao tratamento e está fora de perigo.
O portal SelesNafes.com apurou que o paciente é uma pessoa do sexo feminino, na casa dos 30 anos, e que mora no bairro Laguinho, área central de Macapá. Não há confirmação das circunstâncias em que ela possa ter contraído a doença.
Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), foram tomadas medidas preventivas e de controle para a situação. A casa da família e os arredores de onde a pessoa contaminada mora receberam o trabalho de bloqueio vacinal aos não vacinados e acompanhamento de possíveis casos suspeitos.
Além da paciente que teve confirmação, havia ainda outros dois casos em investigação. Um deles foi descartado e o segundo aguarda resultado, mas nas duas situação os pacientes também receberam tratamento.
A campanha de vacinação contra o sarampo no Amapá ocorre desde o dia 7. No próximo sábado (19), acontece o Dia D de Mobilização, onde serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. A vacina tríplice viral está disponível em todas as unidades básicas de saúde durante todo o ano. Segundo o Estado, todos os 16 municípios estão abastecidos.
Foto de capa; reprodução/Rede Amazônica