Por SELES NAFES
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (26) que autorizou a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) a reduzir em 5,24% a tarifa de energia para consumidores residenciais.
É a primeira vez em quatro anos que a agência autoriza o reajuste para baixo. A última vez foi em 24 de novembro de 2015, em – 9,5%.
No entanto, em dezembro de 2016, o reajuste para cima foi de 45% sob a justificativa de reposição de perdas acumuladas em quase 11 anos de congelamento da tarifa por inadimplência da CEA com a Eletrobrás.
Depois disso houve outros reajustes que totalizaram quase 80% de aumento. Em novembro do ano passado, o reajuste de 5,33% foi suspenso pela justiça federal atendendo a uma ação civil movida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede). A liminar acabou sendo suspensa pelo Tribunal Regional Federal (TRF1) e o reajuste foi aplicado.
O reajuste negativo começa a valer a partir de 30 de novembro, e se deu pela redução no custo da distribuição. Atualmente, 206 mil imóveis estão conectados ao sistema da CEA.