Da REDAÇÃO
Terminaram no domingo (10) as inscrições de alunos das redes estadual e municipal, em Macapá e Santana, na Chamada Escolar Unificada 2020.
Para evitar problemas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) alerta que haverá, ainda em novembro, um recenseamento escolar das séries intermediárias que não estão na atual chamada.
A coordenadora de Educação Básica da Seed, Dina Melo, explicou que não é preciso se preocupar em inscrever, por precaução, em uma série que não corresponde ao seu ensino.
“Alguns pais estão fazendo a inscrição dos filhos na Chamada Escolar em séries e anos errados, pelo fato de não haver no sistema a série que o filho va cursar em 2020. Nesse caso, é necessário cancelar essa inscrição, pois faremos, ainda em novembro, o recenseamento para as séries intermediárias”, orientou a coordenadora.
Quem deve fazer?
Devem fazer a Chamada Escolar somente os estudantes que estão entrando na rede pública e atendem aos seguintes critérios: vão ingressar no 1º e 2º períodos da educação infantil (para crianças de 4 e 5 anos completos até 31 de março); no 1º ano do ensino fundamental (crianças com 6 anos de idade completos até 31 de março); no 6º ano do ensino fundamental; 1º série do ensino médio; e estudantes que vão entrar na 1ª e 3ª etapas do ensino fundamental e 1ª etapa do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos.
Além deles, alunos que estão concluindo o 5º e 9º anos do ensino fundamental em unidades escolares públicas que não ofertam o ano ou série seguinte, ou seja, o 6º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio, e, por isso, terão que trocar de escola, também devem se inscrever na Chamada Escolar.
Locais de acesso e orientação
Qualquer escola pública das redes estadual e municipal de Macapá e Santana estão aptas a ajudar pais e responsáveis no preenchimento da Chamada Escolar Unificada 2020, que pode ser acessada por formulário impresso em locais que não têm internet e no endereço eletrônico www.escolapublica.ap.gov.br. O Super Fácil Educação também é polo de atendimento. O espaço fica localizado no centro administrativo da Seed.
A Seed disponibilizou para esclarecer dúvidas o telefone 99111-8172.
Documentos necessários
Para preencher o formulário da chamada (online ou presencial) é obrigatório fornecer os seguintes dados e documentos:
Estudante: certidão de nascimento, CPF, carteira do SUS e, quando maior de idade, e-mail.
Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e e-mail.
Foto de capa: arquivo/Secom