INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
Neste sábado (16) será mais um dia de check-up no Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá (ICCA), e entre os consultórios mais procurados está o de oftalmologia, onde pacientes não querem apenas uma receita para óculos novos, alguns desejam se livrar deles, ou pelo menos reduzir o uso.
Há pacientes também com catarata que encontram no ICCA médicos como Lucas Rezende, especialista em catarata e cirurgia refrativa, procedimento que pode eliminar o uso de óculos.
O check-up do ICCA começa cedinho, mas o paciente pode chegar pela manhã na hora em que achar melhor. Ele receberá um crachá, e será recepcionado por monitores bem treinados que o conduzirão por todos os consultórios e exames desejados, numa só manhã.
Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033).
O Portal SelesNafes.Com conversou com oftalmologista Lucas Rezende, que faz parte da equipe do check-up.
Quais os casos mais comuns que o senhor atende?
Como sou especialista em catarata, a maioria dos pacientes já chega encaminhada para mim com este tipo de problema. Alguns pacientes chegam apenas com o que chamamos de “erro refracional”, que necessita de óculos, mas as vezes, nessa consulta, encontramos outros problemas que tratamos no consultório.
O que é a catarata?
É o processo de envelhecimento do cristalino, que é a lente do olho. Aquela lente que é transparente quando a gente é jovem vai envelhecendo junto com o nosso corpo. A lente que era transparente vai ficando opaca. O tipo mais comum é a catarata do idoso.
Alguns idosos ficam com os olhos brancos, acinzentados….
Às vezes o idoso fica com um branco na parte central do olho. Aquilo já é a catarata avançada. Mas há pacientes que chegam aqui com o olho branco e pensam que estão com catarata, e não é. Às vezes é só uma degeneração periférica de córnea que não dá alteração nenhuma na visão.
A catarata é sempre reversível?
No mundo é a principal causa de cegueira reversível. Isso em qualquer idade, principalmente nas idades mais avançadas. Mas uma criança que nasce com catarata congênita precisa ser tratada precocemente, ou o olho vai desenvolver um processo de ambliopia, que é quando o olho não desenvolve a visão. O olho só desenvolve até os oito anos de idade. Se for operar com 10 anos de idade e retirar a catarata, mesmo assim a criança não terá a visão porque o olho não se desenvolveu.
Como é a cirurgia?
Consiste basicamente em retirar aquela lente natural que está opaca, e no próprio procedimento cirúrgico colocamos uma lente artificial.
Essa lente dura quanto tempo?
O resto da vida. Hoje existem várias opções de lente para se implantar. Por isso é importante, após o diagnóstico, o paciente perguntar ao médico quais são as opções de lente. A tecnologia permite que se elimine a catarata e ao mesmo tempo se corrija a refração, deixando o paciente até sem óculos.
Existem casos de rejeição da lente?
Existem hoje materiais inertes, que não provocam qualquer reação.
Como é possível se livrar dos óculos?
Com a cirurgia refrativa. Existem várias técnicas. A mais comum delas é a do laser, com a qual a gente consegue mudar a curvatura da córnea, tratando a miopia, astigmatismo, hipermetropia…
É possível que não zere o grau?
Depende da idade do paciente. A gente sempre frisa que o objetivo da cirurgia não é deixar o paciente com zero grau. O objetivo é criar uma independência dos óculos. Às vezes o paciente não enxerga um metro diante dele com nitidez porque tem quatro graus de miopia. Com a cirurgia, ele pode ficar com 0,25. A visão dele estará muito boa para longe. Dá até pra tirar a CNH sem óculos, porque o problema dele estará muito próximo de zero.
Agende seu check-up de sábado no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033).
O ICCA fica na Rua Marcelo Cândia, em frente ao Hospital São Camilo, no bairro Santa Rita.